Bruno Magalhães e Tatiana Oliveira são um dos casais de sucesso da temporada de 2019 da experiência social da SIC, Casados À Primeira Vista. Os dois encontraram o amor e em apenas dois anos foram pais do pequeno Artur Maria, agora de três anos. Mas nem tudo tem estado a ser um ‘mar de rosas’ para os ex-participantes do programa da estação de Paço de Arcos.
O nascimento do primeiro filho em comum do casal foi, desde logo, um grande desafio. Nas vésperas de ‘dar à luz’, Tatiana Oliveira viu-se a enfrentar uma dura perda: a mãe, vítima de cancro no pâncreas. A piorar, no dia seguinte após o nascimento de Artur, o menino foi transferido para a unidade de cuidados intensivos após ter tido várias convulsões.
“No espaço de uma semana, foi diagnosticada uma doença rara. Eu e o Bruno somos portadores dessa doença rara“, começou por relatar nesta tarde de segunda-feira, 8 de julho, Tatiana, no programa de Júlia Pinheiro. Mas as ‘dores’ não se ficavam por aí! Neste ano de 2024, a criança foi diagnosticada com autismo.
“Ainda não sabemos o grau que ele tem…“, revelou Bruno Magalhães. “Nunca lidei… para mim é uma novidade! Mas vou torná-lo o miúdo o mais normal possível, com terapias, com tudo o que for possível dar. Assustei-me bastante! Que seja um autismo não-verbal é o que me assusta mais. Mas ele não diz ‘papá’, não diz ‘mamã’“, explicou o empresário.
ENTRE MIMOS E (MUITOS) RISOS – TATIANA OLIVEIRA, DE ‘CASADOS’, VIVE “DIA DA MÃE NA ESCOLINHA” DO FILHO
“Ele não diz nada. Para mim é o que me dói mais é ele não conseguir comunicar. Comunica à maneira dele e nós tentamos moldarmo-nos a ele. Isso é o que me custa mais… Não ouvir a palavra ‘papá’. Custa muito! Eu sou muito da proximidade, gosto de olhar para as pessoas, gosto de comunicar a olhar para as pessoas e o meu filho não olha para mim“, disse ainda.
“Nós estávamos um bocadinho em negação”
Na visita ao programa Júlia, o casal, que cruzou olhares pela primeira vez no Casados À Primeira Vista, afirmou que a intenção da entrevista seria para que pudessem contar como tem sido as suas vidas até aos dias de hoje. Mas este foi o mote para tornar pública a patologia do pequeno Artur Maria.
Até então, a partilha não tinha sido feita por Bruno e por Tatiana e, inclusive, deixaram de publicar vários conteúdos nas redes sociais. “Reparei que as pessoas me abordavam. Mandavam mensagens… terapeutas que nos chegaram a dizer que ele tinha sinais de autismo, por mensagem“, revelou Tatiana Oliveira.
TATIANA OLIVEIRA, DE ‘CASADOS’, MUDA DE VISUAL E OS ELOGIOS MULTIPLICAM-SE: “PERFEITA”
“Eu pensei ‘Como é que conseguem perceber que o Artur é autista? Porque eu não vejo isso… Eu vejo só um bebé muito fofinho, muito querido’. Então, nós decidimos que não íamos dizer nada a ninguém“, continuou a explicar a enfermeira, garantindo que atualmente reconhece “sinais muito evidentes” no filho.
“Antes de ele ter o diagnóstico muita gente do nosso meio nos alertou ‘está aqui muitos sinais de autismo’. Só que nós estávamos um bocadinho em negação“, admitiu ainda Tatiana Oliveira, sendo interrompida pelo companheiro, Bruno Magalhães. “O meu medo é o futuro“, disse para Júlia Pinheiro, recebendo a compreensão da apresentadora da SIC.
“Eu tenho medo que ele seja um grau mais ‘pesado’, dependa muito dos pais e depois nós não duramos para sempre. Estou a pensar no futuro, fico sempre com receio“, rematou, por fim, o assunto, o ex-participante de Casados À Primeira Vista.
Veja a entrevista completa ao casal na secção Júlia em sic.pt.