Igor Viana, de 24 anos, e Ana Santi, de 22 anos, ficaram conhecidos depois de contarem que foram realizados cinco testes de ADN para descobrir quem era o pai de Sofia, de dois anos, que tem paralisia cerebral. Mas o pior estaria por vir e o influencer brasileiro já se pronunciou. Já lá iremos.
Nas redes sociais, os dois – que são pais separados – mostravam a rotina de Soso, como é carinhosamente chamada, e pediam doações para, supostamente, tratamentos e outras necessidades da menina. No entanto, Igor acabou por ser denunciado por maus-tratos contra Soso após terem sido divulgados áudios onde ele confessa ter usado parte do dinheiro das doações para uso próprio.
O Conselho Tutelar de Anápolis, no Brasil, acabou por “retirar” a guarda aos pais e entregou, provisoriamente, a criança aos cuidados dos avós paternos, de acordo com as informações divulgadas pelo UOL. Um áudio enviado à Polícia Civil de Goiás, e ao qual o referido site teve acesso, mostra declarações perturbadoras de Igor: “Se eles [seguidores] foram trouxas (idiotas, em português de Portugal), a culpa não é minha. Eu não sou obrigado a usar o dinheiro que eles mandam especificamente com a minha filha. Eu também tenho necessidades, também sou um ser humano”, afirmou.’O Conselho Tutelar de Anápolis, no Brasil, acabou por retirar a guarda aos pais e entregou, provisoriamente, a criança aos cuidados dos avós paternos, de acordo com as informações divulgadas pelo UOL. Um áudio enviado à Polícia Civil de Goiás e ao qual o referido site teve acesso mostra declarações perturbadoras de Igor: “Se eles [seguidores] foram trouxas (idiotas, em português de Portugal), a culpa não é minha. Eu não sou obrigado a usar o dinheiro que eles mandam especificamente com a minha filha. Eu também tenho necessidades, também sou um ser humano”, afirmou.
Além do desvio de doações, o influencer também está a ser investigado pelo crime de maus-tratos contra uma criança. No mesmo áudio, Igor insinua a vontade de abandonar a filha: “A minha filha tem paralisia cerebral, mas é super chata. Não imaginava que uma criança que tem 10% do cérebro a funcionar fosse tão chata e me pudesse dar tantos problemas. A vontade, às vezes, é de largar à porta do orfanato e deixar alguém tomar conta“, disse ainda.
“Chocou-nos muito, os dois armaram tudo“
Em entrevista à revista O Globo, Grazielle Ramos, conselheira tutelar responsável pelo caso, deu detalhes sobre a investigação. “A primeira denúncia foi em relação a um vídeo onde Igor Viana agride com palavras de baixo calão, a Ana, a mãe da criança. A partir desse vídeo, já agimos para proteger a mãe e a criança, porém, em contacto com a mãe, ficou bem claro que aquele vídeo era uma jogada de marketing. Os dois combinaram que seria melhor ela, por ser mulher, sair perante os seguidores como a vítima da história. Isso chocou-nos muito, os dois armaram tudo”, explicou.
“Só conseguimos localizar a família extensa de Igor esta segunda-feira (dia 24 de junho). Quando fomos até à morada para recolher a criança e entregá-la aos avós paternos, Igor reagiu negativamente. O influencer tentou impedir a ação dos agentes, ensaiou uma fuga com a criança e foi necessário chamarmos a Polícia Militar para auxiliar na operação. Ele chegou a agarrar em pertences da criança, a mala da criança e da mãe já estavam prontas”, continuou.
“Na tentativa de convencer os conselheiros de que poderia ficar com a criança, ele usou ‘artimanhas de influencer’ para tentar impedir o nosso trabalho. Desrespeitou-nos, foi cínico e irónico. Ele chegou ao ponto de imitar a criança com gestos e caretas. A polícia chegou e ele continuou a fazer gracinhas, gozando com esta situação tão grave e lamentável. A Polícia Militar acompanhou-nos até à casa da avó, onde entregámos a criança”, recordou.
Grazielle Ramos esclareceu ainda que os pais de Igor, que estão com a guarda provisória da criança, estão bastante abalados com a situação: “Os avós reagiram com muita tristeza, choraram muito. Já estavam há uma semana sem contacto com a criança porque eles não aceitavam a forma como o filho e a ex-nora tratavam a criança. Os avós estão orientados e continuam a ser acompanhados por nós. Tudo o que pode ser feito por ela [Soso], estamos a fazer: visitas diárias, encaminhar para médicos, fisioterapia”, contou. Os pais não podem aproximar-se de Sofia até que o caso seja analisado por um juiz.
“Ja contactei o advogado”
Igor Viana recorreu esta quarta-feira, 26 de junho, às redes sociais para deixar um esclarecimento: “Quero deixar claro para a justiça que eu ainda estou no Goiás, eu não saí do Goiás. Eu disse na Internet que estava a ir para Mato Grosso porque na quinta-feira as pessoas foram à minha casa, tiraram foto da porta da minha casa, tiraram foto da porta da loja da minha mãe e disseram que iam invadir e iam partir tudo. Então como forma de me resguardar perante o público, eu digo que estou a ir com a Sofia para o Mato Grosso, mas eu nunca estive no Mato Grosso. Eu estou aqui em Goiás desde que esta situação começou”, disse no vídeo abaixo.
“Então eu estou aqui para dizer que eu estou à disposição da justiça, eu já contactei o advogado e eu estou à disposição para prestar qualquer esclarecimento, seja relacionado com a Sofia, seja com os meus conteúdos na Internet, seja relacionado com as minhas falas. Assim que precisarem chamem-me para maiores esclarecimentos”, acrescentou.