O nascimento de uma princesa: família real dinamarquesa recorre a barriga de aluguer

A gestação através de barriga de aluguer tem estado envolta em polémica. Saiba o motivo!

Famosos

Gustav Sayn Wittgenstein Berleburg, primo do rei Frederico X, e Carina Axelsson recorreram novamente a barriga de aluguer para se tornarem pais. Os príncipes da Dinamarca fizeram-no em maio de 2023, quando deram as boas-vindas ao primeiro filho, Gustav Albrecht, e voltaram a fazê-lo este ano. A bebé veio ao mundo no passado dia 26 de abril, nos Estados Unidos.

“Um porta-voz confirma que Suas Altezas o príncipe Gustav e a princesa Carina foram pais pela segunda vez. Eles tiveram uma filha. Todos estão bem e muito felizes. A bebé nasceu na sexta-feira, 26 de abril”, lê-se num comunicado da Casa Real divulgado pela imprensa local. O nome da menina ainda não foi revelado.

É importante referir que embora Gustav e Carina, de 54 anos, estejam juntos há duas décadas, tiveram de esperar para subir ao altar devido a uma ‘regra’ deixada em testamento pelo avô do príncipe, segundo a Vanitatis

Príncipes da Dinamarca retiram filhos da escola depois de alegações de abuso sexual e bullying

Gustav Albrecht tinha uma estreita ligação ao nazismo e, antes de morrer, deixou escrito em testamento que nenhum dos seus herdeiros poderia casar com uma mulher que não fosse nobre, de raça ariana e protestante, sob pena de perder o título, o castelo e a chefia da casa de Sayn Wittgenstein Berleburg. Carina é plebeia, americana, católica e de origem humilde. Em 2020, o filho da princesa Benedita da Dinamarca e sobrinho da rainha Margarida II conseguiu que o testamento fosse anulado.

Casaram em junho de 2022. Esta restrição fez com que tivessem de adiar o desejo de serem pais. Por isso, após consultar a família, decidiram recorrer a barriga de aluguer. Os príncipes da Dinamarca residem na Alemanha, mais especificamente no Castelo de Berleburg. Neste país, a barriga de aluguer é ilegal e só é reconhecida como mãe a mulher que dá à luz o bebé, desde que não haja adoção por outra mulher.

Segundo o Diez Minutos, nos Estados Unidos a gestação por barriga de aluguer é permitida e legislada, já na Dinamarca é permitida desde que seja ‘altruísta’ e cumpra condições específicas: não deve haver nenhum tipo de compensação financeira, os óvulos devem ser os da mãe substituta e não podem ser utilizadas técnicas de reprodução assistida.

Esta é, assim, a segunda gravidez por uma barriga de aluguer na realeza dinamarquesa. A primeira foi no ano passado, quando nasceu Gustav Albrecht.