Foi condenado a quatro anos e meio de prisão por violação, mas saiu em liberdade. Falamos de Dani Alves, que foi acusado de ter violado uma jovem numa discoteca em Barcelona, em dezembro de 2022.
Para sair da prisão, o jogador de futebol teria de fazer o pagamento da fiança de 1 milhão de euros. Segundo a imprensa espanhola, como o jornal ABC, a defesa de Dani Alves transferiu a verba para a conta bancária do Tribunal de Barcelona. O futebolista já está em liberdade, passando apenas 14 meses atrás das grades.
Algumas famosas portuguesas não ficaram indiferentes a esta notícia, como é o caso de Jessica Athayde: “Violar uma mulher custa 1 milhão de euros?”, questionou, acrescentando um emoji de vómito.
Sara Barradas também comentou o caso: “A propósito do caso do Dani Alves. Não fiquemos admirados por ele pagar 1 milhão de euros para ficar em liberdade depois de violar uma mulher. Isto é o princípio de toda a (in)justiça: o dinheiro. A justiça e o dinheiro não são para quem quer, são para quem pode. E na sociedade machista em que vivemos, cujo sistema de justiça é duramente patriarcal, com leis feitas por homens, para defender homens, nada disto pode surpreender“, escreveu.
A atriz referiu então “alguns artigos do código penal com palavras curtas e grossas: espancar uma mulher a vida toda pode ser punido com pena de prisão de 1 até 5 anos, violar uma mulher pode ser punido com pena de prisão de 1 até 6 anos, ser pedófilo pode ser punido com pena de prisão de 1 até 8 anos, roubar uma pessoa pode ser punido com pena de prisão de 1 até 8 anos ou de 3 até 15 anos nalguns casos, traficar droga pode ser punido com pena de prisão de 4 até 12 anos ou de 5 até 15 anos nalguns casos.”
“Resumindo: é muito pior, muito mais prejudicial e condenável traficar ou roubar do que destruir a vida de uma criança ou de uma mulher. Não são palavras minhas. É o que está escrito na lei. Mas se calhar o problema é a forma como eu vejo mundo, essa forma está desenquadrada do que se passa na prática claramente”, afirmou.
“Esta semana não perca: violação por apenas 1 milhão de euros. Que vergonha”, escreveu Inês Lopes Gonçalves nos stories do Instagram.
Melânia Gomes também se mostrou perplexa ao partilhar um vídeo de Dani Alves a sair da prisão enquanto existem manifestações a acontecer: “Isto não devia ser possível…”, lê-se.