Depois de ter sido sujeito a intervenção cirúrgica por um problema de saúde que em fevereiro, o rei Harold V da Noruega já se encontra em casa. A notícia foi avançada esta quinta-feira, 14 de março, pela Casa Real nórdica, em comunicado oficial.
A alta hospitalar do monarca chega duas semanas depois de ter sido internado com uma infeção, no fim de fevereiro. Até restabelecer, o rei será substituído pelo filho, Hakoon.
“Sua Majestade o Rei recebeu hoje alta do Rikshospitalet e está bem. O Rei está de licença médica até segunda-feira, 8 de abril, para descanso e recuperação. Sua Alteza Real, o Príncipe Herdeiro Regente, cuidará dos deveres constitucionais do Rei durante este período”, lê-se no site oficial.
Recorde-se que o diagnóstico foi feito inicialmente na Malásia, local onde se encontrava a passar umas férias na companhia da mulher, Sônia Haraldsen, a propósito do seu 87.º aniversário, e só depois na Noruega. O rei Harald V deu entrada no Hospital Universitário de Oslo – depois de ter sido intervencionado para a colocação de um pacemaker provisório – para se submeter a uma cirurgia para colocar um aparelho definitivo.