Avó de Joana Alvarenga esteve “um dia inteiro sem comer, sem a medicação” num hospital

A atriz denunciou inicialmente o caso nas redes sociais, e diz tê-lo feito “por todas as avós, avôs, por todos os idosos do nosso país que não conseguem ser ouvidos”.

Reprodução Instagram, DR.
Reprodução Instagram, DR.

Famosos

Depois de, na semana passada, ter partilhado a sua indignação com a situação vivida com a avó, vários dias à espera de uma operação ao fémur num hospital, Joana Alvarenga deu mais detalhes sobre a saúde da familiar.

No último sábado, 6 de janeiro, a atriz já tinha dado conta de que a avó tinha sido operada, depois de vários dias em espera, mas sem o conhecimento da restante família, que não foi informada sobre a situação.

“Nenhum familiar foi avisado” – Após partilhar indignação, Joana Alvarenga atualiza estado de saúde da avó

Já esta segunda-feira, 8 de janeiro, Joana Alvarenga foi entrevistada por Manuel Luís Goucha, no programa das tardes da TVI, e voltou a falar sobre o caso. Em concreto, a também modelo quis justificar o que a levou a partilhar a sua indignação publicamente.

Segundo a própria, só no dia seguinte à sua denúncia é que a avó foi devidamente tratada: “Tudo mudou de um dia para o outro“, afirmou.

Isto não é só pela minha avó. É por todas as avós, avôs, por todos os idosos do nosso país que não conseguem ser ouvidos“, continuou. “Eu vi pessoas a pedir ajuda [no hospital], vi pessoas a chorar, vi uma senhora que se levantou e saiu. A minha irmã foi buscá-la e trouxe-a de volta. É por todas as pessoas que não conseguem falar“, declarou a atriz.

Após a partilha do caso, a avó de Joana Alvarenga foi transferida para uma enfermaria, e operada no dia seguinte.

“Esteve um dia inteiro sem comer, sem tomar a medicação”

No entanto, antes mesmo da situação ter um desfecho favorável, a atriz deu conta dos dias que antecederam à operação, com a avó, como muitos outros doentes, deixados ‘ao abandono’.

Achavam [que o problema] era um ligamento, mas como a partir da meia noite não existem ecografias, só existem às 8H da manhã, nós teríamos que estar lá a noite toda para fazer uma ecografia. (…) Disse que não fazia qualquer sentido e voltei a casa para ela dormir um bocadinho, mas ela cheia de dores, não deram nada para as dores“, explicou.

Depois de mais um dia “numa cadeira de rodas“, a decisão teria de passar pela operação: “Esteve cinco dias nas urgências numa marquesa. (…) Chegou a estar um dia inteiro sem comer, sem tomar a medicação“, denunciou.

A familiar da atriz teve “surtos” e foi ao quinto dia, depois de um episódio difícil, que a atriz decidiu publicar o referido texto no Instagram, o que motivou a mudança no tipo de tratamento.