Jéssica Silva, futebolista do Benfica e da Seleção Nacional, compartilhou com os seus seguidores, nesta segunda-feira, 13 de novembro, uma publicação na sua rede social Instagram sobre o conflito bélico entre Israel e o Hamas, que está a desencadear uma série de reações por parte dos internautas.
Numa imagem em que a jogadora escreve em português, pode ler-se, logo nas primeiras frases, um reconhecimento de que sabia que assim que se manifestasse contra o tema em questão iria ter “problemas e uma caixa de mensagens repleta de ódio, e pouca ou nenhuma compreensão“, que acabou, subentende-se pela própria, por acontecer.
“Estamos a assistir à aniquilação de um povo. Sabem que nome se dá? G-E-N-O-C-Í-D-I-O! Milhares e milhares de crianças a morrer… mulheres e homens a serem arrasados e massacrados. Mas que mundo é este? É suposto continuar a ignorar a situação? É suposto continuar a desviar o olhar de forma consciente? Parem com isto!“, escreveu.
Nos últimos dias, Jéssica Silva tem vindo a manifestar o seu pedido para o cessar-fogo na cidade palestina de Gaza. Segundo O Jogo, no passado sábado, dia 11, a atleta partilhou uma story onde se lia, entre outras frases: “A falta de empatia do mundo inteiro é espantosa de tão má que é! (…) Que impressão. Que impotência! Que tristeza! Cessar-fogo em Gaza, agora!“.
Ao que parece, terá sido precisamente esta intervenção que levou à mais recente publicação da futebolista como forma de responder aos comentários e mensagens menos positivas perante esta posição de Jéssica Silva. Desta vez, contudo, a jogadora mostra-se “sem medos e sem receios” para dizer o que sente em relação ao conflito entre Israel e o Hamas.
Acontece que bastou pouco tempo para a publicação voltar a causar impacto nos seguidores. Enquanto que muitos deles aplaudam a intervenção da atleta, chegando mesmo a agradecer as suas palavras, outros continuam a tecer comentários depreciativos no post.
“Cara Jessica, estavas a onde quando o Bashar Al-Assad assassinou mais de 600,000 sírios, a maioria mulheres é crianças, com armas químicas? Estavas a onde quando a Arábia Saudita matou mais de 150,000 pessoas no Yemen? Estavas a onde quando a China enviou em campos de exterminação o povo Uyghur por o simples fato de ser muçulmano? Estavas caladinha. Do mesmo jeito que ficaste calada quando mataram 1400 israelitas na manhã do 7 de outubro. Calada deverias ficar“, pode ler-se num dos comentários.
Com 28 anos, Jéssica Silva é jogadora do Sport Lisboa e Benfica e da Seleção Nacional. Além do seu talento no universo do futebol, Jéssica faz questão de se afirmar como uma mulher que luta pelo respeito, contra as desigualdades, pela liberdade e outras tantas causas.