Este domingo, 1 de outubro, decorreu a XXVII gala dos Globos de Ouro. Recorde alguns dos pontos altos da noite mágica no Coliseu dos Recreios, conduzida por Clara de Sousa.
1. A homenagem única a Ruy de Carvalho
Ruy de Carvalho foi elogiado em palco por Simone de Oliveira, Rui Mendes, Margarida Marinho, José Raposo, Carolina Loureiro e João Reis. Deixou um pedido: “Vivam a vida com intensidade”.
2. O discurso inspirador d’A Garota Não
Acabámos por ficar todos a ganhar com a vitória d’A Garota Não, na categoria de Melhor Intérprete. Leu um discurso crítico, em forma de poema, que terá despertado um interesse adicional nos que não a conheciam.
3. A abertura do espetáculo abrilhantada por rostos da SIC
Se a abertura de uma gala é sempre dos momentos mais aguardados da noite, desta vez a dança ficou ao cargo de Diana Chaves, Sofia Ribeiro, Claúdia Vieira, Andreia Rodrigues, Bárbara Branco e Júlia Palha. A partir daí foi só manter o nível.
4. Os vencedores
“Os homens não se querem bonitos“, diziam os GNR noutros tempos, mas não foi o que se passou no Coliseu. Os looks de José Condessa, César Mourão e Albano Jerónimo, três dos vencedores da noite, desviaram muitos olhares.
5. A energia dos Táxi em palco
Em alta também estiveram os Táxi, que devem estar sempre a ouvir graçolas, por terem saído de moda com os TVDE. Continuam a interpretar Chiclete e Cairo como se não houvesse amanhã, na voz do único João Grande.
6. As palavras dedicadas a João Catarré
As deslumbrantes Sara Matos e Mariana Monteiro mereciam destaque só por elas, não fosse o que se seguiu: o pedido de um aplauso para João Catarré, numa onda de carinho e energia que se terá multiplicado pelo país.
7. A homenagem aos que partiram no último ano
Outro momento emotivo, durante a rubrica em que se recordavam aqueles que nos deixaram no último ano, ao som de uma interpretação divinal de Nothing Compares 2 U, por Inês Santos (flashback para Chuva de Estrelas).
8. O discurso de Joana Marques com uma dedicatória especial
Joana Marques, Personalidade do Ano Digital, agradeceu a quem ouve o Extremamente Desagradável, às colegas e a quem contribui para o mesmo, lendo uma lista gigante de nomes próprios que lhe dão material para trabalhar.
9. James Arthur no palco do Coliseu dos Recreios
O britânico James Arthur andou pela passadeira vermelha, espalhou simpatia e interpretou Say You Won’t Let Go, em mais uma atuação de um artista internacional que fica na lista de memórias dos Globos de Ouro.
10. A distinção de Filipe La Féria com o Prémio Mérito e Excelência
Filipe La Féria foi o homenageado com o prémio Mérito e Excelência. Há muito um nome histórico do teatro nacional, em palco não pediu muito, apenas que não se destruam mais destas salas de espetáculo com memória.