Jorge Sampaio

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio morreu esta sexta-feira, 10 de setembro, aos 81 anos. O ex-Presidente da República estava internado no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Lisboa, desde o passado dia 27 de agosto.

O antigo chefe de Estado encontrava-se de férias no Algarve quando começou a sentir dificuldade respiratória e, por ter um historial clínico marcado por problemas cardíacos, foi transferido de helicóptero para o hospital onde era habitualmente seguido.

No passado dia 31 de agosto, o site do Expresso avançou que o seu estado se tinha agravado nas últimas horas.

Em 1989, Jorge Sampaio foi eleito líder do Partido Socialista e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993. Foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006.

No ano em que deixou a Presidência foi nomeado enviado especial para a Luta contra a Tuberculose pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas e entre 2007 e 2013 foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Nos últimos anos dedicou-se à Plataforma Global Para os Estudantes Sírios, que fundou em 2013 e que presidia. O objetivo era dar resposta aos milhares de jovens sírios que ficaram sem acesso à educação.

Era casado com Maria José Ritta, de 79 anos, com quem teve dois filhos: Vera e André Sampaio.