Foi com a voz embargada e lágrimas nos olhos que Liliana Campos prestou uma bonita homenagem a Pedro Lima, seu amigo de uma vida e compadre há mais de vinte anos, uma vez que é madrinha de João Francisco, o filho mais velho do ator. “Hoje é um dia triste para mim. O meu diretor tinha-me dito que eu não precisava de estar aqui, mas eu qui estar para falar consigo que está aí desse lado porque há muita coisa que tem sido dita ao longo destes dias e devo isto ao Pedro, à Anna [Westerlund], aos miúdos, ao resto da família”, começou por dizer a apresentadora do programa Passadeira Vermelha, da SIC Caras.

>> A comovente mensagem da irmã de Pedro Lima: “Não sei para onde vou”

Pedro Lima e Liliana Campos

Pedro Lima e Liliana Campos

Instagram

“O Pedro é meu compadre. Conhecemo-nos há quase 30 anos e desde o momento em que o João Francisco nasceu, passou a ser o meu compadre e eu a madrinha. Nunca mais ouvi o Pedro dizer o meu nome”, afirmou, antes de esclarecer que nem ela nem o marido, Rodrigo Herédia, receberam as tais mensagens de despedida de que tanto se fala: “Nos últimos dias muita coisa foi escrita, muita coisa foi dita e eu queria que se soubesse por mim que nem eu nem o Rodrigo recebemos as tais mensagens antes de acontecer o que aconteceu. Foram dois amigos do Pedro, que também estavam presentes na praia do Abano, mas como eu e o Rodrigo somos as caras que as pessoas mais conhecem, a imprensa achou, depois do Comandante da Marinha ter falado que eram duas pessoas, que eramos nós. Mas essas mensagens foram para dois grandes amigos do Pedro, que se aperceberam do que podia acontecer, mas só naquela altura”.

>> Lídia Franco sobre Pedro Lima: "Falou-me muito bem, com um grande sorriso, mas os olhos dele não estavam lá"

Pedro Lima e Anna Westerlund

Pedro Lima e Anna Westerlund

Instagram

A apresentadora da SIC deixou ainda uma palavra para todos os que estão a questionar onde estavam os que eram próximos de Pedro Lima quando este estava a precisar de ajuda. “E eu queria pedir a todas as pessoas que estão a escrever nas redes sociais ‘onde estavam os amigos, onde esta a família?’, a família e os amigos estiveram sempre, sempre lá e é muito injusto para os filhos dele chegarem às redes sociais e à internet e verem a família acusada de tudo o que aconteceu. Não há culpados quando se vive uma situação como o Pedro estava a viver. O Pedro não é culpado, os amigos não são culpados, muito menos a Anna e os meninos, portanto, se não tiver nada para dizer, não escreva isso porque pode estar a causar uma dor enorme a quem está a ler do outro lado. Já basta toda esta tragédia e tudo isto que não há palavras para descrever”, prosseguiu.

>> Cristina Ferreira sobre a morte de Pedro Lima: “Aquela felicidade escondia angústias e talvez muitos medos e dores”

Pedro Lima e Cristina Ferreira

Pedro Lima e Cristina Ferreira

Instagram

Liliana Campos fez também um pedido a pensar nas filhas mais velhas do ator, de 49 anos. “Queria pedir também aos coleguinhas da Emma e da Mia que pensassem porque estas crianças que acabaram de perder o pai estão a receber mensagens a dizer que é ‘bem feita’. Isto é terrível para uma criança que ainda não sabe o que a espera. É um trauma que vai carregar para o resto da vida”, refere a apresentadora, apelando aos pais que controlem mais o que os filhos fazem. “Não sejam maus para aquelas crianças, porque elas já estão a sofrer horrores”, rematou.

>> Família de Pedro Lima esclarece: “Não passamos por nenhum momento de aperto financeiro, nem existe uma crise familiar”

Pedro Lima e Anna Westerlund

Pedro Lima e Anna Westerlund

Instagram

Já depois de Anna Westerlund ter garantido que não havia problemas financeiros, na primeira partilha nas redes sociais depois da tragédia (ler aqui), Liliana Campos reforçou isso mesmo, garantindo que o ator tinha amigos que podiam tê-lo ajudado nesse sentido. “O Pedro estava preocupado com tudo o que estava a acontecer nesta era pós-Covid, estava doente. A depressão é uma doença que deve ser tratada como tal, não é um capricho, nem ninguém está maluco”, afirmou, antes de lembrar que ela própria passou por uma fase menos boa depois da morte da mãe e procurou ajuda especializada. Emocionada, a profissional de televisão assumiu que ela própria chegou a pensar em suicídio. “Só quem sente aquela dor, aquela angústia – e não no ponto em que o Pedro estava – percebe o quão paralisante pode ser em relação a haver uma saída”, continuou.

>> Alexandra Lencastre sobre Pedro Lima: “Nunca o vi triste”

Pedro Lima

Pedro Lima

Facebook

“Ele era o melhor pai do mundo, o homem mais apaixonado, o amigo mais querido, um excelente profissional, um gentleman, um homem à antiga, já não se fazem homens assim. É dessa forma que vos peço para se lembrarem do Pedro e que não especulem sobre o que aconteceu ou deixou de acontecer, porque nós, que estamos ali, ainda não sabemos. E não se esqueçam que estas crianças – são cinco filhos que o Pedro deixa – têm acesso às redes sociais e à internet como os seus filhos também têm. Coloque-se um bocadinho no lugar daquela mãe que, nesta altura, não sabe o que fazer, porque nenhuma de nós saberia”.

>> Anna Westerlund quebra o silêncio: “O Pedro foi certamente surpreendido pela própria dor que naquele momento lhe terá sido insuportável”

Pedro Lima com o filho mais velho, João Francisco

Pedro Lima com o filho mais velho, João Francisco

Instagram

Liliana Campos terminou com um agradecimento por todas as mensagens que têm chegado a dar força à família do ator. “Aquela família é que precisa de nós e das nossas orações e é isso que eu peço. Rezem pelo Pedro e por aquela família e não sejam maus, não digam coisas horríveis nas redes sociais. Se não tem nada de bom para dizer não diga”, apelou.

>> Liliana Campos devastada com a morte de Pedro Lima: “Faltam-me as palavras”

Anna Westerlund e Pedro Lima com os quatro filhos: Mia, Clara, Max e Emma

Anna Westerlund e Pedro Lima com os quatro filhos: Mia, Clara, Max e Emma

Instagram

Pedro Lima deixa cinco filhos: João Francisco, de 22 anos, nascido de um anterior relacionamento com Patrícia Piloto, e Emma, de 16, Mia, de 13, Max, de dez, e Clara, de quatro, da atual relação de quase vinte anos com a ceramista Anna Westerlund. Os dois falavam em casar-se em 2021.