Reprodução Instagram, DR

Nem sempre é fácil gerir o final de uma relação. Foi esta a premissa que levou Fátima Lopes a fazer uma breve reflexão no seu blogue pessoal, Simply Flow. Inspirada pela música de sucesso Adeus Amor Adeus, de Carolina Deslandes, a apresentadora falou sobre o luto de um grande amor, deixando ainda alguns conselhos.

"O luto de um grande amor é sempre um tema delicado. Primeira nota que gosto de deixar: é um privilégio viver um grande amor. Há pessoas que vivem a vida toda sem saber o que isso é. Muitas vezes sem saber o que é o próprio amor. Nunca experienciaram amar ou ser amadas. É importante começar por estar grato quando se viveu um grande amor", começou por escrever.

"E como é que se faz o luto de um grande amor? Depende daquilo que ainda se sente, quando a relação termina. E mesmo assim, há sempre luto a fazer. Quando já não se ama, é preciso saber encontrar o nosso novo sítio. A nossa história até aí era escrita a quatro mãos e agora passa a ser a duas. Então o primeiro passo é voltarmos a perceber qual é o nosso atual mundo. Onde estamos? [...] Na minha perspetiva, é muito importante relembrar o passado sempre que nos apetecer. Não é ficar lá, perdido, em “ses” e mais “ses”. É, sim, reviver episódios em que fomos muito felizes e acreditámos que este amor seria para sempre. Isto ajuda-nos a ter a certeza que havia razões para amar aquela pessoa e ter um projeto de vida com ela", continuou.

Reprodução Instagram, DR

"Fazer o luto de um grande amor dói sempre. É uma condição natural. O contrário é que não faria sentido, a menos que não fosse, efetivamente, um grande amor. Quando a relação termina e ainda se ama, o luto, por norma, é mais duro e pode ser mais prolongado. E isto porquê? Porque dificulta a nossa compreensão relativamente às razões que levaram a relação a chegar ao fim. Mas, atenção, não se vitimize, não se ponha no papel de coitadinho. Isso não só não ajuda a diminuir a dor, como nos impede de crescer com aquilo que vivemos", rematou.

Recorde-se que a última relação conhecida de Fátima Lopes foi com Luís Morais. A apresentadora e o enfermeiro casaram em 2005 e anunciaram a separação 12 anos depois, em 2017. O ex- casal tem um filho em comum, Filipe, de nove anos.