‘Variações’ é o mais recente filme português que retrata a vida e a obra do conhecido cantor português do século XX - António Variações - entre 1977 e 1981. Realizado por João Maia e protagonizado por Sérgio Praia, o filme que estreou a 22 de agosto, deste ano, já é até ao momento, o filme mais visto do ano, em Portugal.
O realizador disse, ao jornal Observador, que a sua missão foi cumprida e que se considera “muito satisfeito” com o trabalho final. Ainda assim, houve quem achasse o contrário.
Carolino Ribeiro, um dos irmãos de António Variações, revelou-se “desiludido”, após a antestreia nacional, criticando a forma como o realizador decidiu retratar a homossexualidade do artista: “Estão a alimentar ainda mais o preconceito em relação ao meu irmão. Preocuparam-se mais com a intimidade do que com a vida artística e profissional. Há outras coisas mais interessantes, os dois anos que esteve no Exército Português em Angola ou o quanto gostava da nossa terra”, admite ao jornal Sol.
Quanto a Luiz Ribeiro, outro dos irmãos de António Variações, revela ao jornal i o quão importante é o filme e o quão “retrata de uma forma honesta e sincera a história do António”.
Perante as críticas de Carolino Ribeiro, Sérgio Praia surge em defesa do realizador, garantindo que: “Não quisemos entrar na intimidade dele mas, sim, mostrar aquilo que ele era. O António Variações não tinha vergonha de assumir aquilo que era.”
O filme encontra-se em exibição em 60 salas de cinema portuguesas e contou, na sua primeira semana de estreia, com mais de 84 mil espectadores, destronando assim “Snu”, com 82,366 espectadores e “Tony” com 34.382 espectadores.