Katy Perry culpada em caso de plágio com a segunda música mais vendida de 2014

Em causa está um processo movido por Marcus Gray.

Imagem do videoclipe 'Dark Horse'
Imagem do videoclipe 'Dark Horse'
Reprodução Youtube, DR

Famosos

Não está a ser um dia fácil para Katy Perry e os seus colaboradores. A cantora foi condenada por plágio, depois da deliberação de um júri na Califórnia que defendeu que a sua música Dark Horse foi copiada de uma canção orignal do rapper Flame.

A decisão foi conhecida esta terça-feira, 30, depois de Marcus Gray (mais conhecido por Flame) e os co-autores Emanuel Lambert e Chike Ojukwu terem processado a cantora e outros cinco produtores e letristas que trabalharam na música, entre eles Max Martin, Dr Luke e o rapper Juicy J, de copiarem a música Joyful Noise.

Ainda não está definido o valor que Katy Perry terá de desembolsar pela violação dos direitos autorais, mas não será um número reduzido. Já que Dark Horse foi a segunda canção mais vendida em 2014 e o videoclipe tem mais de 2,6 mil milhões de visualizações no Youtube. A música foi nomeada para um Grammy.

Argumentos de Katy Perry e Flame

Os advogados do rapper argumentaram que "a batida e a linha instrumental apresentada em metade da música Dark Horse são, substancialmente, semelhantes às de Joyful Noise", cita a Associated Press.

Já os advogados de Perry não hesitaram em dizer que as "as partes da música em questão representam o tipo de elementos musicais simples que, sujeitos a avaliação de direitos autorais, podem prejudicar todos os compositores".

A comparação entre as duas músicas

Veja um pequeno vídeo que compara as duas canções, abaixo.

Loading...