Busy Philipps falou na televisão sobre ter feito um aborto aos 15 anos e falou sobre as suas preocupações com a geração atual: “As pessoas têm opiniões muito fortes sobre o aborto, mas deixem-me dizer-vos que as mulheres e os seus médicos estão na melhor posição para tomar decisões informadas sobre o que é melhor para elas, mais ninguém”, começa por dizer. “Nenhuma lei que criminalize o aborto vai impedir alguém de o fazer (…) mas vai colocar mais mulheres em perigo”, defende Philipps.
“A estatística diz que uma em cada quatro mulheres faz um aborto antes dos 45 anos (…) muitas pessoas pensam ‘não conheço nenhuma mulher que tenha feito um aborto’, bem… vocês conhecem-me. Eu fiz um aborto quando tinha 15 anos. E estou a contar-vos isto porque estou genuinamente assustada pelas mulheres e raparigas no nosso país [Estados Unidos] e acho que devemos falar mais sobre isto e partilhar as nossas histórias”, contou emocionada a apresentadora durante a abertura do seu programa Busy Tonight.
A revelação da estrela de Dawson’s Creek surge após a votação de uma nova lei antiaborto em vários estados dos EUA, que está a gerar polémica e tem levado muitas figuras públicas a manifestarem-se e muitas mulheres a contarem as suas histórias. Veja o caso de Jameela Jamil: “Foi a melhor decisão que alguma vez tomei”.
Nas redes sociais, Busy Philipps reforçou as declarações que fez na televisão e lançou o desafio a todas as mulheres para partilharem as suas histórias, que serão aglomeradas na hashtag #YouKnowMe.