Filho de Meghan Markle e de Harry vai ser príncipe?

Bebé real nasceu ontem, dia 6 de maio.

Famosos

Getty Images
Samir Hussein

Nasceu ontem e já todas as atenções giram sobre si. O filho primogénito de Meghan Markle e de Harry nasceu na manhã do dia 6 de maio, depois de ter feito a gravidez da mãe demorar mais tempo do que aquilo que estava previsto.

Naturalmente, a família real e os súbditos aguardavam a chegada do menino, a qualquer instante, cheios de expectativa. Agora que a criança nasceu saudável e que se sabe que a ex-atriz se encontra bem, surgem várias questões sobre o futuro do bebé real.

Será que o filho do casal vai chegar a ser príncipe? Segundo mostra a tradição da família real britânica, o título de príncipe não deverá ser atribuído ao filho de Harry e Meghan. Isto só acontecerá caso a Rainha intervenha, em última instância.

Apesar de parecer óbvio que, tal como o pai, a criança se torne príncipe, isso não acontecerá e o mais próximo que lhe poderá vir a acontecer - embora improvável - é ser tratado por Sua Alteza Real, o que não acontece com os primos - os príncipes George, Charlotte e Louis, filhos de príncipe William e de Kate Middleton.

Por outro lado, e conforme avançam os periódicos britânicos, o menino deverá receber o título de Earl de Dumbarton, isto porque Harry - para além de ser duque de Sussex - é conde de Dumbarton e, na família real britânica, o filho de um duque tem direito a utilizar um dos títulos menores do progenitor.

Dita o decreto do Rei Jorge V, de 1917, que o título de príncipe ou de princesa seja apenas atribuído aos filhos e filhas do soberano; aos filhos e filhas dos filhos homens do soberano e ao filho mais velho do filho mais velho do Príncipe de Gales (herdeiro aparente do trono).

Mas, assim sendo, porque é que todos os filhos de William são príncipes e não apenas George, o mais velho? Em dezembro de 2012, a Rainha Isabel II promulgou um decreto real que alargou o título de príncipe e de princesa a todos os filhos do futuro rei.

Feitas as contas da linha de sucessão ao trono, Harry não será o herdeiro aparente, uma vez que William sucederá a Rei depois do príncipe Carlos. A Rainha ainda não promulgou nenhum decreto que permita ao novo membro da família tornar-se príncipe nem existem indícios de que isso aconteça, visto que os seus filhos de Harry não são herdeiros aparentes ao trono.