As novas provas da portuguesa que diz ter um filho de Julio Iglesias: "Já está provado, são irmãos!"

Cantor sabe da existência de Javier desde que o menino tinha um ano.

Famosos

Loading...

Maria Edite Santos nasceu no Alentejo. Cresceu na Costa da Caparica onde foi miss, fez teatro, ingressou numa companhia de ballet internacional... e, no verão de 1975, o seu destino cruzou-se com o de Julio Iglesias.

A história foi contada na primeira pessoa, em entrevista ao programa 'Júlia' da SIC, pela ex-bailarina que alega ter mantido um fugaz relacionamento com o cantor de quem terá ficado grávida.

Edite começou por explicar que os dois trabalhavam na mesma sala de espetáculos, que recusou o primeiro convite do artista mas que acabou por, devido à grande insistência de Julio, aceitar encontrar-se com ele. Embora existisse atração física entre os dois, a ex-bailarina tinha 20 anos e queria focar-se inteiramente no seu trabalho: “Eu não queria ter uma relação séria, atar-me” e desconhecia a escala de fama e de poder do homem que a galanteava.

Acabou por ceder aos encantos do cantor, sem nunca usar proteção durante as relações sexuais, e sem saber que Julio era casado. No dia em que descobriu, afastou-se e garante: “Senti-me enganada, humilhada!”. Dois meses depois uma nova surpresa: estava grávida!

Apesar de se sentir moralmente mal tratada, e de estar envolvida num caso de adultério, Edite garante que nunca pensou em abortar e que nunca escondeu que o filho era de Julio Iglesias.

Austera, a mãe desta mulher não aceitou que filha fosse mãe solteira, e Edite abandonou Portugal. Para trás ficaram os sonhos e a carreira: o futuro era em Valência, em Espanha, onde recomeçou do zero e encontrou sustento para o filho.

Mas a esperança de voltar a encontrar-se com o cantor nunca morreu. Edite esperava pelo dia em que Julio tivesse um concerto em Valência para o apresentar a Javier. Esse dia chegou e a "portuguesinha" - como era chamada pelo artista - conseguiu entrar nos bastidores, chegou à fala com o pai de Julio - o médico Iglesias Puga - e, mais uma vez, foi humilhada, e posta na rua.

Nessa altura, Julio já era muito famoso e influente, mas Edite decidiu levar o caso para a justiça movendo-lhe um processo. Julio Iglesias recusou-se a fazer testes de ADN. Passaram vinte anos de luta pelo reconhecimento daquela que Edite diz ser a verdade.

Javier Sánchez Santos, hoje com 42 anos, tem muitas parecenças físicas com Julio Iglesias e também se destacou na música, chegando a ganhar dois discos de ouro nos Estados Unidos. A sua carreira acabou por cair, inexplicavelmente.

O que não desmoronou foi a insistência de Edite Santos que, aconselhada pelos seus advogados, contratou detetives privados e conseguiu quinze amostras de ADN que provam que um dos filhos de Julio Iglesias e Javier Sánchez Santos são irmãos.

O caso arquivado foi reaberto com as novas provas e há nova audiência marcada para dia 4 de março em Valência. Edite quer terminar com a vitória moral deste caso que se arrastou por décadas: "são muitos anos de luta e o juíz já tem a prova de ADN".