Sofia Ribeiro: “Ainda há muito preconceito em relação ao cancro”

Atriz lembrou a sua própria luta contra um cancro da mama diagnosticado em novembro de 2015 no Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.

Famosos

Sofia Ribeiro foi diagnosticada com cancro da mama em novembro de 2015
Instagram

Sofia Ribeiro sempre foi uma atriz reservada no que toca a sua vida pessoal e acabou por surpreender quando, no final de 2015 e nos meses que se seguiram, partilhou com os seus fãs a batalha que estava a travar contra um cancro da mama. Na altura foi a forma que encontrou de lidar melhor com a doença e, sobretudo, de ajudar outras pessoas na mesma situação a fazê-lo.

E esta segunda-feira, 4 de fevereiro, em que se assinalou o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, a atriz lembrou esse período da sua vida nas redes sociais, com uma fotografia onde surge sem cabelo e um longo desabafo sobre a doença e sobre a forma como esta ainda é vista pela sociedade.

“Ainda há um estigma em relação ao cancro – inclusive em relação à palavra em si. Muitas pessoas a chamam de 'doença prolongada', mas a verdade é que esses eufemismos demonstram que ainda há MUITO preconceito em relação a estar com cancro”, lamenta.

“Está na hora de avançar a maneira como olhamos para o cancro. É uma doença grave? Sim, é! É uma doença difícil? Eu que o diga. É uma sentença de morte? Não! Todos corremos risco de morrer – afinal, estamos todos vivos! Quantas pessoas morrem em acidentes de carro por semana? Pois é. Aproveito este dia para ressaltar a importância da prevenção e da informação sobre o cancro. Já sabemos que hábitos de vida saudável reduzem as possibilidades de se desenvolver cancro – e que a genética participa no máximo com 15%. Não custa nada fazer escolhas mais inteligentes para a nossa vida, não é?”, alerta Sofia Ribeiro.