Matthew Horwood

Emiliano Sala assinou, no mercado de inverno, contrato milionário com o britânico Cardiff. Estaria, portanto, em processo de transferência do Nantes, onde iniciou a época desportiva, para começar em breve a jogar na Primeira Liga Inglesa.

Na segunda-feira, dia 12 de janeiro, Emiliano entrou num avião para fazer o trajeto de Nantes para Cardiff, mas a aeronave onde apenas seguiam o jogador e o piloto não chegou ao destino.

No momento em que sobrevoavam o Canal da Mancha, o avião desapareceu e perdeu-se o rasto deste que é um dos melhores marcadores da Liga Francesa. As buscas continuam a decorrer, mas sem sucesso. As autoridades admitem que as probabilidades de encontrar os ocupantes com vida são muito reduzidas.

Acontece que chegou agora a público uma mensagem de voz muito enigmática, enviada de Sala para um amigo. Na gravação, o atleta mostra-se apreensivo com o estado de manutenção do avião e chega a confessar medo: "Irmão, estou de rastos. Estive aqui em Nantes a fazer coisas e coisas e mais coisas... e nunca mais termina. Estou aqui em cima no avião, que parece que se está a desfazer aos pedaços. Estou a caminho de Cardiff, que amanhã à tarde arrancamos para treinar com a nova equipa, a ver como corre. Como é que vocês estão, irmãos, tudo bem? (...) Se em uma hora e meia não tiverem novidades minhas, não sei se vão mandar alguém para me vir buscar, porque não me vão encontrar, mas já sabem... Pai, que medo tenho".

A antiga companheira de Sala, Berenice Schkair, lamentou numa publicação no Instagram: "não te ter dito tudo o que me ia no coração. Não sei expressar-me e isso é algo que vou aprender de agora em diante. Quem me conhece, sabe do brilho nos olhos que tenho quando falo de ti. Tive a sorte de te conhecer".