Luís Sanchez e João Branco

Luís Sanchez e João Branco

Instagram

Passados dez dias da morte do estilista João Branco, da dupla Storytailors, começam a ser revelados mais pormenores e a causa apontada por amigos próximos é o suicídio.

De acordo com a revista Nova Gente, o criador de moda, de 40 anos, sofria de depressão e terá sido isso a levá-lo a por fim à sua própria vida. “Nada disto se previa, ainda para mais o João, que estava sempre bem-disposto e a rir. O Luís [Sanchez, o outro elemento da dupla] está mal, chora, esta de rastos e medicado para aguentar o choque. Na verdade, andamos todos cegos uns para os outros, já nem conseguimos perceber quando um amigo precisa de ajuda. E, mesmo que quiséssemos, com o João seria difícil perceber porque ele aparentava estar sempre bem", conta a fonte citada pela publicação.

Também o designer Filipe Carriço reforçou a tese de suicídio com um desabafo nas redes sociais: “Não sei bem como descrever o meu estado de espírito. Revoltado, frustrado, triste com toda a certeza. Foi-se embora um dos sorrisos mais fáceis e verdadeiros que conheci. Não houve nunca, em muitos anos, um pedido negado, um abraço refutado, um sorriso sincero não correspondido! Meu querido João, sejam quais tenham sido as tuas razões, nunca te chamarei cobarde! Chamar-te-ei amigo, criativo, fiel a ti próprio sempre".

Refira-se que João Branco morreu no passado dia 17 de dezembro. Amigos e familiares mais próximos prestaram-lhe uma última homenagem com uma missa na Basílica da Estrela, em Lisboa, no dia 22.

João Branco nasceu em Lisboa em 1978 e ingressou em 1996 no curso de Design de Moda na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, onde conheceu Luís Sanchez, com quem viria a formar a dupla Storytailors.

Os dois criaram a marca em 2003 e desde aí que têm marcado presença nos principais certames de moda nacionais, tendo também aberto uma loja na calçada do Ferragial, em Lisboa.

Mais recentemente, em outubro passado, a dupla apresentou as suas propostas primavera/verão para o próximo ano no Portugal Fashion, no Porto (ver fotografias do desfile aqui).