Michelle Obama

Michelle Obama

Getty Images

Michelle Obama tem visitado vários lugares para apresentar o seu livro de memórias "Becoming". Foi no Reino Unido que esteve à conversa com a escritora nigeriana Chimamanda Ngozie Adichie e que voltou a frisar a sua relação com Isabel II. Pelo que parece, durante uma visita oficial em 2016, a rainha chegou mesmo a pedir-lhe que ignorasse o protocolo real.

Se em 2009, a mulher do antigo primeiro ministro dos Estado Unidos da América, quebrou o protocolo quando colocou o braço sobre os ombros da monarca, nessa segunda visita oficial as regras ecoavam repetitivamente na sua memória: "Não tropeces nem toques em ninguém", conforme explica Michelle.

Mas o inesperado aconteceu: os monarcas aguardavam a chegada dos Obama ao Castelo de Windsor, sim, mas as regras - essas - a rainha Isabel II deixou-as para trás. De acordo com a mulher de Barack Obama, a avó de Harry e de William - por ser, nas palavras de Michelle, "inteligente, divertida e sincera" - afirmou: "Isso é tudo uma fantochada. Entre e sente-se onde quiser".