Ana Garcia Martins é autora do blogue 'A Pipoca Mais Doce', e quis apoiar a União Zoófila. Acontece que, a ajuda oferecida foi recusada com o argumento de que Ana "usava carteiras e sapatos em pele".
Ontem à noite, dia 21 de outubro, a blogger deu a conhecer a situação que a deixou profundamente desgostosa. Numa altura em que a associação lançou um pedido de ajuda por estar a passar sérias dificuldades e não ter meios para alimentar os animais que se encontram à sua responsabilidade, Ana Garcia Martins conta que há cinco anos quis estender a mão com uma ação solidária e foi recusada porque "usava carteiras e sapatos em pele".
Agora, a blogger decidiu tornar publico o episódio que a marcou, para criticar a gestão feita pelos responsáveis da associação.
Ana Garcia Martins, considera o argumento usado pela União Zoófila "fundamentalista, patético e muito pouco defensor dos animais institucionalizados" e acrescenta: "na altura escrevi sobre isto no blog, sem identificar a instituição em causa. Mas agora identifico, até porque há cinco anos, e não sendo nenhum Nostradamus, acabei o meu texto a dizer 'não é por nada, mas se vão declinar a ajuda de todas as pessoas que tenham uns sapatos, uma carteira ou um cinto em pele (de maior ou menor qualidade, não interessa), cheira-me que bem podem ir já fechando as portinhas'. Pelos vistos, estava certa.".
Ana diz ainda que "efectivamente, tenho algumas coisas em pele, mas não ando propriamente a desfilar visons ou a promover casaquinhos de pêlo de coelho" e complementa: "mas acho que isto diz muito sobre a forma como a União Zoófila tem sido gerida".
Feito o desabafo, 'A Pipoca Mais Doce' revelou que atendeu ao pedido da associação, mas voltou a oferecer a sua ajuda na esperança de que esta não seja outra vez 'rejeitada', ironizando: "Agora pedem a ajuda 'de todos', e eu gostava de saber se são mesmo, mesmo todos ou só os 100% veganos. De qualquer forma, já fiz a minha transferência. O pior que pode acontecer é devolverem-na".