Onde anda, afinal, a princesa Mette-Marit da Noruega? Desde o passado dia 13 de setembro, quando assistiu ao funeral de Kofi Annan, a herdeira do trono norueguês nunca mais foi vista em público e esta ausência está a dar que falar na imprensa internacional.
A hipótese de estar a desfrutar de férias privadas em família – como é habitual acontecer por esta altura do ano – foi colocada de parte porque o marido, o príncipe Haakon, continua a cumprir a sua agenda oficial que, por sinal, até tem estado mais preenchida nos últimos dias porque os pais, os reis Sonja e Harald, estão em visita à China.
Os media noruegueses adiantam dois motivos para esta ausência inexplicada pela Casa Real: Mette-Marit e Haakon podem estar a atravessar uma crise conjugal e o divórcio poderá ser o próximo passo ou a princesa enfrenta novamente problemas de saúde. É público que a herdeira do trono norueguês sofre de problemas ósseos e de vertigens e até já foi operada à coluna duas vezes, em 2013 e 2016. No passado mês de março, foi submetida a outra cirurgia, mas não foram revelados pormenores.
Para já, a Casa Real da Noruega não quis comentar os motivos que levaram a princesa a ‘desaparecer’ e a falhar eventos como uma gala das Nações Unidas, em Nova Iorque, há cerca de três semanas. Presentes estiveram outros nomes da realeza europeia, como Máxima da Holanda, Mathilde da Bélgica e Victoria da Suécia.
Mette Marit e Haakon da Noruega casaram-se em 2001 e têm dois filhos em comum: Ingrid Alexandra, de 14 anos, e Sverre Magnus, de 12. A princesa é ainda mãe de Marius Borg, de 21 anos, fruto de uma anterior relação.