O detetive privado David Edgar, contratado por Kate e Gerry McCann, pais de Maddie, acredita que “a menina está viva e que muito provavelmente está em Portugal”. “É um caso desconcertante, mas acredito que tenha solução. Há pessoas por aí que sabem perfeitamente o que aconteceu. A melhor esperança que podemos ter é de que a consciência de alguém seja atingida. Pode ser que a pessoa responsável pelo sequestro de Maddie faça uma confissão quando estiver às portas da morte, ou então que alguém próximo de si e que saiba a verdade se adiante", começa por dizer ao jornal The Sun. "As hipóteses de ela ter sido levada para o estrangeiro sem ter sido detetada é altamente improvável. Existe alguém em Portugal que sabe onde é que ela está", defende.
Para David Edgar, a hipótese mais provável é que a menina inglesa, agora com 15 anos, tenha sido sequestrada por alguém que a mantém em cativeiro numa região do interior do Algarve até hoje.
Recorde-se que Madeleine McCann foi vista pela última vez em maio de 2007, no aldeamento turístico onde se encontrava de férias com os pais e os irmãos, na Praia da Luz, em Lagos. Kate e Gerry McCann estavam a jantar com amigos no restaurante do empreendimento quando a menina terá sido levada do quarto onde dormia com os irmãos gémeos.