Judite Sousa fala sobre depressão: “Não há que ter medo da palavra”

Jornalista comenta tema no seu blogue.

Famosos

Judite Sousa
Instagram

Há quatro anos, Judite Sousa enfrentou uma dura prova: a morte do seu único filho, André Sousa Bessa, na sequência de uma queda numa piscina. A pivô da TVI já falou publicamente sobre as dificuldades dos tempos que se seguiram e de como conseguiu reerguer-se, embora reconheça que a sua vida “nunca mais será a mesma”.

Recentemente, no seu blogue, Judite Sousa voltou a abordar um tema que infelizmente conhece bem, a depressão. “Nos meus últimos artigos, alguns leitores falam em depressão e revelam ausência de forças para a combater. Não há que ter medo da palavra”, escreve a jornalista, antes de acrescentar: “No nosso tempo, uma grande percentagem de pessoas sofre de depressão que mais não é do que um estado de tristeza permanente. Para uma corrente da medicina, a depressão é a doença do século XXI”.

Sabendo exatamente do que está a falar por ela própria já ter tido momentos mais complicados, Judite Sousa alerta: “Há que identificar as causas e ter energia para ultrapassar estados depressivos. Os medicamentos podem ajudar mas se deixarmos o nosso cérebro paralisado, não iremos conseguir vencer esse mal”.