João Xará

1 / 15

Tiago Caramujo

2 / 15

Tiago Caramujo

3 / 15

Tiago Caramujo

4 / 15

Tiago Caramujo

5 / 15

Tiago Caramujo

6 / 15

Tiago Caramujo

7 / 15

Tiago Caramujo

8 / 15

Tiago Caramujo

9 / 15

Tiago Caramujo

10 / 15

Tiago Caramujo

11 / 15

Tiago Caramujo

12 / 15

Tiago Caramujo

13 / 15

Tiago Caramujo

14 / 15

Tiago Caramujo

15 / 15

Tiago Caramujo

É luso-angolana e desde os 14 anos que recebia convites de agências de todo o mundo. A moda era tabu em casa, mas o caminho das passerelles era inevitável: Chanel, Ralph Lauren e Victoria's Secret. Agora vive um sonho antigo: a representação.

Tem um currículo invejável na área da moda. Viveu seis anos em Nova Iorque, trocando agora 'cidade que nunca dorme' por Lisboa. O motivo? "Alma e Coração", a nova novela da SIC com estreia para 17 de setembro.

Está a gravar há três semanas e já tinha recusado vários convites. " A representação é uma área que quero desenvolver e esta personagem tem um caminho a percorrer dentro de toda a novela”, justifica assim o desafio.

Na produção da SIC, Sharam é 'Naomi Andrade', uma jovem que vive em Cova da Moura. "Ela vive no bairro social e faz coisas para a comunidade; quer que os jovens cresçam com um sentido de esperança e oportunidade", adiantando que o racismo será também abordado.

Tal como a cidade de Nova Iorque, Sharam dorme pouco. Deita-se tarde, acorda cedo. Aqui , em Portugal, revê-se na proximidade. "Lá, eu entro no elevador e digo 'bom dia' e ninguém me responde. O que custa dar 'uma boa tarde'?", desdobra-se em gargalhada.

Sharam (o 'h' não se lê) nunca tem o mesmo visual, aborrece-se facilmente. Recentemente rapou o cabelo e pintou-o de rosa. "Já sou uma mulher mais velha, sem receios. E recebi inúmeras mensagens, até do Dubai, de meninas que queriam rapar totalmente e que nunca tinham tido coragem", revela com espanto.

Já privou com Rihanna ("super simpática e carinhosa"), Kylie Jenner e desfilou no tão falado desfile da Yeezy, coleção de Kanye West. Sharam é o rosto da nova geração de modelos africanas que vieram para ficar, mas isso não lhe chega.

Com o curso que tirou na New York Film Academy, aprendeu a "desmontar" a consciência aguçada que tem do seu corpo e procura pela foto perfeita, para poder respirar e dar vida a uma personagem.

Não diz adeus à moda, sobretudo quando Milão, Londres e Paris estão contentes por saber que está a um par de horas de voo, agora na Europa.

Ás escondidas, enquanto via a novela brasileira 'Chica da Silva', deitou os olhos na atriz Taís Araújo. "Se ela está ali e é negra, eu também consigo”. Hoje aos 27 anos, Sharam Diniz regressa ao sonho e às brincadeiras de criança: sem a mãe em casa, vestia roupas, maquilhava-se, dramatizava e ensaiava em frente ao espelho. Mas desta vez há um público que a espera.

*Sharam Diniz esteve no Jupiter Lisboa Hotel num pequeno-almoço e fez um convite à imprensa.