O príncipe Carlos divulgou uma série de retratos privados de família, que estarão em exibição ao público durante este verão, por ocasião das comemorações do seu 70º aniversário.
São quatro quadros: de William, de Harry, da rainha Isabel I e do duque de Edinburgo, que normalmente estão pendurados nas paredes de Highgrove, a residência privada do príncipe Carlos e de Camila, duquesa da Cornualha, e que estarão em exibição numa exposição intitulada “Príncipe & Patrono”.
Os retratos de William e Harry são esboços em pintura a óleo, da autoria de Nicky Phillipps, quando pintou o primeiro retrato oficial dos príncipes juntos, em 2009.
Também existe um retrato da rainha-mãe, Isabel I, avó de Carlos. Uma pintura a óleo, da autoria de Michael Noakes por ocasião das bodas de prata da rainha Isabel II e do Duque de Edinburgo, em 1972.
Foi também divulgado um esboço a carvão do príncipe Filipe, desenhado por Bryan Organ para o retrato oficial de 1983. O resultado final encontra-se em exibição na National Portrait Gallery
A exibição está patente no Palácio de Buckingham e pode ser visitada entre 21 de julho e 30 de setembro, as datas da abertura anual de verão do palácio.
Numa mensagem especial gravada para os visitantes, o príncipe Carlos diz que adquiriu as obras dos artistas, em especial a da rainha-mãe “porque senti que captava brilhantemente a sua semelhança e, acima de tudo, recordou-me a essência da sua personalidade. Admiro-o frequentemente na residência”.