Iñaki Urdangarín vai cumprir a pena de cinco anos e dez meses de prisão a que foi condenado por crimes financeiros, no âmbito do Caso Nóos. Depois da leitura da sentença na semana passada, o marido da infanta Cristina de Espanha tinha até às 18h00 desta segunda-feira, 18 de junho, para entrar numa prisão à sua escolha e chegou ao estabelecimento prisional de Brieva, Ávila, às 8h13 (7h13 em Lisboa).
De acordo com a imprensa espanhola, o cunhado do rei Felipe VI cumprirá a pena numa área isolada do estabelecimento prisional. Embora seja uma prisão feminina, dispõe de uma ala onde já estiveram detidos alguns homens por questões de segurança. O site El Confidencial adianta que se trata de um pavilhão especial, com cinco celas, um pátio, um refeitório e uma sala de visitas próprios.
A Casa Real de Espanha não teve, para já, qualquer reação à entrada de Iñaki Urdangarín na prisão. Contudo, quando foi conhecida a sentença, o rei Felipe VI de Espanha reiterou o “respeito absoluto pela independência do poder judicial”.