George Clooney foi homenageado pelo American Film Institute pelo seu contributo para a sétima arte e teve ao seu lado a mulher, Amal, os pais, Nick e Nina Clooney, e muitos colegas de profissão, como Cindy Crawford, Cate Blanchett, Jennifer Aniston e Courteney Cox, entre muitos outros. A noite foi de muita emoção para o ator, de 57 anos, sobretudo quando a mulher subiu ao palco do Dolby Theatre, em Los Angeles, para discursar.
“De certa forma, é-me mais fácil apresentar-me em tribunal a representar um recluso do que falar em público sobre o meu marido, como estou a fazer esta noite pela primeira vez. Faço-o pelo imenso orgulho em tudo o que conquistou. Há algumas coisas que talvez não saibam sobre ele. Primeiro, é um cavalheiro. Um cavalheiro em todos os sentidos da palavra e de uma forma tão rara nos dias de hoje e às vezes até antiquada. Todos os que o conhecem, incluindo os que partilham opiniões políticas diferentes ou que o enfrentaram profissionalmente, dirão que não esqueceu os modos de Kentucky [estado do interior leste dos Estados Unidos, onde nasceu Clooney]. Pelo que me dizem os que o rodeiam, está sempre preocupado com os mais sensíveis. Apesar de o George atribuir grande parte do que estamos aqui a celebrar à sorte, eu acredito que foram o seu talento e a sua personalidade incrível que o trouxeram até aqui”, começou por dizer a advogada, antes de falar do ator como marido e pai e de o deixar visivelmente emocionado.
“Tudo isto também faz dele um marido e um pai incríveis. Conheci o George quando tinha 35 anos e já me tinha resignado à ideia de que ficaria solteira. Conhecemo-nos e começámos a esconder-nos no meu apartamento de Londres e não demorou muito até que eu percebesse que não queria estar com mais ninguém. Não conseguia dormir quando estávamos separados e diziam-me que tinha um sorriso diferente quando lia uma mensagem dele ou os bilhetes que deixava nos meus bolsos. Cinco anos depois, nada disso mudou. Ele é a pessoa que tem a minha total admiração e também a pessoa cujo sorriso me deixa sempre encantada. Meu amor, encontrei contigo o grande amor pelo qual sempre esperei. E ver-te com os nossos filhos, Ella e Alexander, é a maior alegria da minha vida. Enches a nossa casa de sorrisos e felicidade”, afirmou, antes de concluir: “Tenho tanto orgulho em ti meu amor. Parabéns por esta grande homenagem que recebes esta noite. Sei que quando os nossos filhos descobrirem tudo o que fizeste, mas também tudo o que és, sentirão um orgulho imenso”.
Ao longo da noite também alguns amigos do ator, realizador e argumentista lhe dirigiram palavras de elogio pela sua obra. Morgan Freeman, Al Pacino, Meryl Streep, Sean Connery, Clint Eastwood, Sidney Poitier, Gene Kelly, Steven Spielberg e Alfred Hitchcock são alguns dos profissionais de cinema que já receberam esta distinção do American Filme Institute.