Morreu a antiga primeira-dama norte-americana Barbara Bush

Mulher e mãe de dois presidentes dos Estados Unidos tinha 92 anos.

Famosos

Barbara Bush
Robert Daemmrich Photography Inc

Barbara Bush morreu esta terça-feira, 17 de abril, aos 92 anos. A causa da morte não foi revelada, mas no último domingo um comunicado informava que a mulher de George H.W. Bush e mãe de George W. Bush, respetivamente 41.º e 44.º presidentes dos Estados Unidos, estava doente mas tinha decidido não continuar com os tratamentos. “Após uma recente série de hospitalizações, e depois de consultar médicos e família, decidiu deixar de procurar tratamentos médicos adicionais, apesar do estado de saúde debilitado. Quem a conhece sabe que tem enfrentado com firmeza os seus problemas de saúde, mas este é preocupante”, pode ler-se no documento assinado pelo porta-voz da família, Jim McGrath.

Segunda a impressa norte-americana, a antiga primeira-dama sofria de uma doença pulmonar obstrutiva crónica e de problemas cardíacos.

Barbara Bush ficou conhecida pelo seu estilo descontraído e despretensioso quando o marido concorreu à presidência dos Estados Unidos, um cargo então ocupado por Ronald Reagan. "O que veem é o que vão ter. Não estou a concorrer a presidente, George Bush está", disse durante a convenção republicana, em 1988. Palavras que lhe valeram uma grande popularidade junto dos americanos.

Barbara Bush com o filho George W. Bush
SAUL LOEB