Depois da notícia que a empresa vai fechar centenas de lojas nos Estados Unidos e Inglaterra, a Toys R Us informou esta quinta-feira em comunicado que o seu fundador, Charles Lazarus morreu aos 94 anos.
"Houve muitos momentos tristes para a Toys "R" Us nas últimas semanas, e nada mais doloroso do que as notícias de hoje sobre o falecimento de nosso amado fundador, Charles Lazarus. Nossos pensamentos e orações estão com a família e entes queridos de Charles", assim se lê no documento.
Lazarus começou por vender brinquedos em 1957 em grandes supermercados depois de regressar do serviço militar da Segunda Guerra Mundial.
Numa entrevista à revista Entrepreneur, Charles explicou criar a empresa porque todos os seus colegas militares tinham o mesmo desejo: regressar a casa, casar e ter filhos. Lazarus começou por vender imobiliário para crianças até criar um monopólio norte-americano.
A figura do self-made man americano, viu nestas últimas semanas a empresa a atravessar um momento de grande declínio com a notícia de que iriam fechar ou vender as 800 lojas que possui só nos Estados Unidos.
Neste momento corre uma campanha da GoFundMe, para salvar a empresa. São necessários mil milhões de dólares e Isaac Larian, CEO da MGA Entertainment, Inc, já contribuiu com 200 milhões. A campanha termina a 28 de maio.
A saúde de Lazarus, de acordo com o comunicado, vinha a deteriorar-se de dia para dia.