Stephen Hawking morreu durante a madrugada desta quarta-feira. Depois da notícia, vários rostos do entretenimento, da política e da ciência prestaram a sua homenagem ao físico britânico de 76 anos.
Sofria de esclerose lateral amiotrófica durante 50 anos e deu contributos notáveis sobre a origem do universo e dos buracos negros. O seu legado acordou Hollywood e não deixou ninguém indiferente.
"Perdemos uma mente verdadeiramente bela, um cientista extraordinário e o homem mais divertido que tive o prazer de conhecer", disse Eddie Redmayne, que ganhou um Óscar ao representar o físico no filme Theory of Everything.
"Lembra-te de olhar para as estrelas e não para os teus pés", escreveram os Foo Fighters, acrescentando que o físico é uma lenda. Katy Perry disse estar com "um buraco negro no coração" e o escritor dos Simpson, Al Jean afirmou que o seu sentido de humor "é tão vasto quanto o universo".
Theresa May, primeira-ministra britânica mencionou a sua coragem e determinação e a NASA descreveu-o como um embaixador da ciência. Já o Neil deGrasse Tyson, astrofísico, fala de um "vazio intelectual".
Recorde-se que Stephen Hawking esteve presente na na Web Summit, em Lisboa, em 2017. O cientista defendeu a importância da inteligência artificial.
Veja as reações acima na galeria!