O E-Especial está de parabéns. O programa de bastidores da SIC celebra 15 anos. Para assinalar a data, estivemos à conversa com dupla de apresentadores do formato: Sofia Cerveira e Ricardo Pereira.
Com a sensação de dever cumprido, os dois apresentadores destacaram a “audiência fiel” e o espírito de união existente entre toda a equipa do formato.
“Começámos em 2008 e, de repente, já estamos em 2023. Crescemos também ao longo da história da SIC e formámos esta nossa pequena família. Nós somos apenas a cara deste programa, que acarinha os telespectadores há tanto tempo, mas por trás dele temos uma equipa que se reinventa, que com toda a energia e dedicação faz este programa ser aquilo que é. Um sucesso de audiências há 15 anos”, começou por referir Sofia Cerveira.
Para Ricardo Pereira este é o formato que permite aos telespectadores fazer uma viagem pelos bastidores do universo SIC, graças a uma equipa de profissionais que se tem reinventado ao longo dos anos. “Uma equipa que se uniu sempre para trazer a novidade semana após semana ao espectador. É isso que, ao fim de 15 anos, ainda se sente no E-Especial. Há um dinamismo muito grande de uma equipa que está sempre a fazer tudo e não aceita um não como resposta”, notou.
O programa em pleno Carnaval do Rio de Janeiro
Em 15 anos de vida, o E-Especial tem apostado também na ligação Portugal-Brasil. Por isso, não é à toa que um dos momentos que mais tenha marcado a dupla de apresentadores foi uma emissão feita a partir do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, em pleno Carnaval.
“Foi um momento inesquecível que recordo com muito carinho. Conseguimos levar na altura duas caras SIC, a Diana Chaves e a Cláudia Vieira, veio também o Daniel Oliveira… Um programa também com várias reportagens fora, nas praias, mostrando o melhor da cidade maravilhosa”, sublinhou Sofia Cerveira, destacando a parceria SIC/Globo que já dura há vários anos.
“Um programa que foi criado ao minuto, ao segundo. Obviamente tínhamos um alinhamento à cabeça, mas depois dependíamos das circunstâncias que iríamos ter para gravar, o barulho e a música normal daquele momento, do Carnaval […] Ficou um programa belíssimo”, referiu Ricardo Pereira.
“Há uma equipa gigante que está sempre disponível para mostrar algo mais. Eu acho que é muito interessante mostrarmos como se faz a televisão, como são os bastidores… Dá-nos também muita vontade de querer fazer sempre mais e melhor”, acrescentou ainda.
Como é trabalhar lado a lado?
Por fim, os dois apresentadores falaram como é trabalhar um com o outro, e Sofia Cerveira não poupou elogios ao companheiro de programa. “Às vezes estamos temporadas sem nos vermos, o Ricardo a gravar fora e eu a gravar aqui, e quando nos juntamos parece que nos vimos ontem. E isso diz muito, porque depois transparece lá em casa. O Ricardo é uma pessoa incrível, um ótimo amigo, um excelente profissional, que tem esta energia que contagia qualquer pessoa ao seu lado”, afirmou.
“Nós temos uma parceria de há muitos anos no E-Especial, mas também temos feito inúmeros outros projetos e programas aqui na SIC, nomeadamente também com uma certa longevidade, como a passadeira vermelha nos Globos de Ouro. Acho que nós sentimos a energia, o batimento e a vibe um do outro […] Temos uma cumplicidade que se ganhou, que é natural. É a minha parceira da apresentação… A energia de quando estamos juntos é assumida e ela passa obviamente depois nos trabalhos”, acrescentou ainda o apresentador e ator.
E-ESPECIAL: SABEM TODOS OS SEGREDOS DA SIC E ESTÃO A CELEBRAR 15 ANOS DE PROGRAMA
Recorde-se que além de Ricardo Pereira e Sofia Cerveira, a equipa do E-Especial é ainda composta pelas repórteres Sofia Fernandes, Margarida Barreiras, Raquel Tavares e Fabiana Cruz, que todos os sábados levam as novidades do universo SIC aos telespectadores.