O caso de Amélie Battle Bastos, a jovem de 16 anos que desapareceu no Porto e cujo corpo foi encontrado ao final da tarde do dia seguinte ao desaparecimento, deixou Portugal em choque. A adolescente corria “risco de suicídio”, estando “há um ano em tratamento psiquiátrico de depressão”. Nas redes sociais são várias as pessoas que se manifestaram e alertaram para a importância da saúde mental. Susana Henriques é uma delas.
A personal trainer, que participou na primeira edição do ‘Peso Pesado, da SIC, em 2011, revelou nas redes sociais que tinha a idade de Amélie quando pensou pôr termo à vida. “O caso da Amelie tocou-me de forma muito particular. Tinha a idade dela quando fui diagnosticada com uma depressão, após ter perdido a pessoa mais importante da minha vida: a minha mãe”, começou por escrever.
“Tinha a idade dela, quando me passou mil vezes pela cabeça suicidar-me e colocar um ponto final no sofrimento que sentia e sim… estive literalmente a segundos de o fazer no dia em que estive, em cima de um viaduto, preparada para saltar!”, contou.
“Já estive num lugar escuro e frio parecido com o desta menina. Parecido mas nunca igual. Só ela saberá o que sentia. Só ela saberá o quão escuro seria o mundo aos seus olhos! Depressão não é frescura. Depressão é uma doença muitas vezes silenciosa e das mais dolorosas que podem existir. Quem já esteve nesse lugar escuro, saberá do que falo”, continuou.
Por fim, Susana Henriques deixa um apelo: “Se estás neste momento nesse lugar escuro, quero que saibas que não estás sozinho, que esse beco tem saída, que tu podes dar a volta e voltar a sorrir. Se estás nesse lugar… Por favor: pede ajuda! Se tens alguém próximo com sinais de depressão, está atento, não desvalorizes esses sinais, mostra que estás lá para esse alguém. Não ouças…Escuta… Abraça…Faz-te presente!”, disse.
“Que possamos estar mais atentos uns aos outros, com empatia, sem julgamentos e com amor, para que possamos evitar tragédias como esta! Não sofras em Silêncio: Contatos da associação Voz Amiga. 213 544 545 – 912 802 669 – 963 524 660 / Diáriamente das 15h30 às 00h30. Descansa em paz Amelie. E que a tua família possa ter todo o apoio do mundo”, rematou.
Peça ajuda.
CONTACTOS
Linha SOS voz amiga. Linha de apoio emocional e prevenção ao suicídio: 213 544 545 / 912 802 669 / 963 524 660 (diariamente das 15h30 às 00h30)
Contacte o Serviço de Saúde Mental do Hospital da sua região – Adultos, Infância e Adolescência.
A linha SNS24 (808 242424 e www.sns24.gov.pt) e o 112 também estão disponíveis.
Entre em contacto através das Linhas de Crise e da Linha de Aconselhamento Psicológico.
Para mais informações, consulte o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.