Aos 14 anos, Hayley Mills venceu, sem saber, o último Óscar Juvenil da Academia de Hollywood pela performance no filme Pollyanna , prémio que foi atribuído a Shirley Temple e Judy Garland). Em 1961, a estatueta chegou-lhe à porta e Hailey Mills nem sequer esteve presente na cerimónia, como contou à Entertainment Weekly.
Nos finais dos anos 80, mais de vinte anos depois de ser premiada, a estatueta dourada foi-lhe roubada, enquanto a atriz norte-americana gravava uma série em Los Angeles. “Não é algo substituível. Eles eliminaram o molde“, conta Hailey. O Óscar Juvenil, extinto no ano em que venceu a distinção, era no fundo numa versão mini da estatueta tradicional.
Ainda asssim, a atriz comunicou o roubo. “Deem-me uma, por favor“, quando soube que não podia ter uma estatueta igual. “Peço desculpa, mas isso não funciona assim“, respondeu na altura a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Este janeiro de 2022, mais de 30 anos depois do roubo, a atriz, de 75 anos, foi surpreendida pelo presidente da Academia de Hollywood, David Rubin, com uma nova estatueta com o tamanho tradicional. “É a coisa mais pura que vai ver durante o dia de hoje“, escreveu a instituição no Twitter ao partilhar as imagens do momento.