Foi nas redes sociais, na sexta-feira dia 2, que Jane Fonda revelou o diagnóstico de um cancro. A atriz, que é ativista há várias décadas, fez o seu retrato atual de saúde e explicou que o motivo de afinal ter muita sorte.
“Queridos amigos, tenho algo pessoal a partilhar. Fui diagnosticada com um linfoma Não Hodgkin e já comecei os tratamentos de quimioterapia”, explicou aos 84 anos. Seguem-se mais seis meses. Tal como revelou, trata-se de um cancro muito tratável. “Cerca de 80% dos pacientes sobrevivem e, por isso, sinto-me muito sortuda“, começa por dizer. Os linfomas Não Hodgkin (LNH) são doenças tumorais do tecido linfático e são o tipo de linfomas mais comum.
“Sinto-me sortuda também por ter um seguro de saúde e acesso aos melhores médicos e tratamentos. Compreendo, e é doloroso, que sou privilegiada nisto”, confessou, revelando que há milhões de famílias americanas que viveram e vivem com o mesmo diagnóstico, mas seguem sem ter acesso e benefícios a cuidados de saúde.
Dona de dois Óscares, Jane Fonda esteve afastada de Hollywood durante décadas e regressou tomando o pulso da carreira na última década. Aos 80 anos, removeu um tumor detetado no lábio e já em 2010, a atriz foi diagnosticada com cancro da mama, do qual recuperou depois de ser operada.