Nuno Markl continua a ser uma das pessoas mais atentas ao que se passa na Ucrânia, desde que começou a guerra com a Rússia. Com o hábito de deixar vários apelos ao fim do conflito, o humorista partilhou recentemente uma história que o deixou bastante sensibilizado.
O radialista descobriu um estudante e tradutor ucraniano que, em 2019, decidiu recriar algumas cenas da série ‘1986’, assinada por Markl. De câmara na mão, algumas partes da série foram reproduzidas pelos colegas de turma, nas salas de aula.
“O Vladlen é um estudante e tradutor ucraniano. Trabalha no Instituto CLP Camões Kyiv, e tem estado a ajudar os jornalistas portugueses em Kyiv. Em 2019, ainda algo longe da tragédia que está a acontecer na Ucrânia, começou a história de amor entre o Vlad, os seus colegas e a minha série ‘1986’”, começou por contar.
“Nessa altura, para um trabalho escolar, eles puseram a fanzice a render: e, de repente, houve ruas de Kyiv que se transformaram no meu bairro de São Domingos de Benfica, e o Vlad e os seus amigos recriaram cenas da série, vestindo a pele das personagens com um entusiasmo contagiante”.
Depois da descoberta, e por intermédio de um jornalista português que se encontra na capital ucraniana, Nuno Markl decidiu gravar um vídeo de agradecimento ao jovem ucraniano, mostrando-se muito emocionado pelo gesto do estudante, e por descobrir que tem fãs além fronteiras.
“Queríamos imitar e reproduzir o primeiro episódio da série 1986, assim aperfeiçoando o nosso português e reproduzindo ao mesmo tempo as falas dos heróis da série. E na verdade, graças a vídeos como este, conseguimo-nos distrair do que se passa lá fora…”, disse Vladlen, em resposta ao agradecimento do humorista.
“Vlad, isto foi a melhor coisa de sempre. Um grande abraço para ti e para os teus colegas e professores. Mantenham-se seguros, e muita força”, escreveu Markl no Instagram.
David Beckham cedeu conta de Instagram a médica ucraniana para mostrar condições do hospital