Ice Merchants do realizador português João Gonzalez está nomeado para os Óscares. As nomeações foram conhecidas durante a tarde desta terça-feira, dia 24. É o terceiro filme de João Gonzalez, cuja estreia mundial aconteceu este ano na Semana da Crítica de Cannes, e está nomeado para Melhor Animação em Curta-Metragem.
Em 14 minutos, Ice Merchants conta a história de um pai e um filho que vivem numa casa remota , e de onde saltam todos os dias de paraquedas para vender gelo numa aldeia. A curta-metragem está ainda nomeada para os Annie (os Óscares da animação).
Bruno Caetano, produtor, e o realizador estão assim nomeados aos Óscares. “Estou sem palavras. Muito obrigado a todos pelo amor. Vou escrever algo quando as coisas estiverem mais calmas e tiver regressado à Terra para processsar isto. Obrigado e parabéns a toda a equipa“, escreveu João Gonzalez nas redes sociais.
‘O Lobo Solitário‘, de Filipe Melo e O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, qualificaram-se para a shortlist dos prémios da Academia de Hollywood, nas categorias de Melhor Curta-Metragem de Ficção e Melhor Animação em Curta-Metragem, respetivamente, mas acabaram por ficar de fora da lista final de nomeações.
Lone Wolf, cujo título português é ‘O Lobo Solitário’, arrecadou o Sophia de Melhor Curta-Metragem de Ficção e o Prémio do Público do Curtas de Vila do Conde. Na história, Adriano Luz é Vito Lobo que, no programa da noite da Viva FM, recebe uma chamada de um velho amigo que quer pôr a conversa em dia.
O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, fala sobre recordações e memórias, a partir da história de vida “do tio Botão”, que trabalhou emigrado em França como homem do lixo, lê-se na sinopse. Laura Gonçalves escreveu e realizou o projeto que recebeu prémios como Melhor Curta-metragem Portuguesa no Monstra-Festival de Animação de Lisboa, e o Grande Prémio do júri profissional e o Prémio do Público do festival Animafest Zagreb, na Croácia.
A cerimónia de entrega dos Óscares está agendada para 12 de março 2023. Conheça aqui a lista de todos os nomeados.