Francisco Pinto Balsemão foi a personalidade portuguesa escolhida para receber o prémio Personalidade, instituído este ano, pela primeira vez, pela Câmara do Comércio Americana, no âmbito dos prémios AmCham’s Tributes.

“Com a sua visão empreendedora e inovadora identificou a internacionalização da primeira estação de televisão privada em Portugal, como um eixo estratégico de desenvolvimento e crescimento, fazendo da SIC uma das responsáveis ao longo das ultimas décadas por aproximar a comunidade Portuguesa nos EUA a Portugal, utilizando a comunicação e a mensagem para estreitar laços comerciais e culturais”, escreve a organização.

Em discurso, Francisco Pinto Balsemão reforça: “Este prémio, que muito agradeço, é um estímulo que me anima a prosseguir o caminho que percorro, desde os anos 60, antes, portanto, de, em 1973, lançar o jornal Expresso. A SIC nasceu em 1992 e, menos de 4 anos depois, iniciou a sua presença nos Estados Unidos da América, com o envio diário do Jornal da Noite e dos Donos da Bola para transmissão local. A SIC Internacional chega aos EUA em 1998 e em 2006 passamos a distribuir também a SIC Notícias.”.

A relação com a comunidade portuguesa nos EUA é também uma preocupação do Grupo: “Desde o início, sempre procurámos criar uma relação próxima e dinâmica com a comunidade portuguesa nos EUA. (...) A expansão da SIC nos EUA faz parte de uma estratégia mais vasta de internacionalização do Grupo Impresa. Hoje, todos os canais SIC estão internacionalizados e chegam a mais de 10 milhões de telespetadores em 15 países, através de 37 operadores.

A distinção que acabo de receber da Câmara de Comércio Americana, no âmbito dos AmCham´s Tributes, obriga-me a prosseguir o caminho até aqui percorrido, o que continuarei a fazer com gosto, sempre com o objetivo de aproximar a comunidade Portuguesa nos EUA a Portugal, utilizando a comunicação e a mensagem para estreitar laços comerciais e culturais”.

A cerimónia de entrega aconteceu no dia 14 de março e foi presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.