De acordo com uma lei datada de 1917, apenas o filho mais velho do príncipe William e de Kate Middleton poderia receber o título de príncipe após o seu nascimento. Contudo, ainda antes do nascimento do primeiro filho dos duques de Cambridge, a rainha Isabel II fez questão de alterar essa regra, para que todos filhos do seu neto pudessem ter títulos iguais. Sem isso, os mais novos seriam apenas tratados por Lady Charlotte Mountbatten-Windsor e Lord Louis Mountbatten-Windsor.
Recorde-se que o príncipe Louis nasceu no passado dia 23 de abril, às 11h01, no St. Mary’s Hospital, em Londres. Menos de sete horas depois, mãe e bebé deixaram a maternidade e instalaram-se no palácio de Kensington.
Na imprensa inglesa especula-se sobre a possibilidade de o bebé aparecer novamente em público no dia 19 de maio, no casamento do tio Harry com Meghan Markle. A especialista em realeza Emily Nash afirma: “O William e a Kate estarão ocupados no dia do casamento. Ele será padrinho e ela terá de supervisionar o envolvimento de George e Charlotte na cerimónia [serão pajem e menina das flores, respetivamente]. Penso que a ama Maria Borrallo ou [a avó] Carole Middleton tomarão conta do príncipe Louis enquanto todos estarão na capela St. George. Mas o bebé terá menos de um mês e Kate quererá certamente tê-lo por perto, mesmo que não o vejamos”.