1 / 4

Pool

2 / 4

Pool

3 / 4

Pool

4 / 4

Pool

De visita a Espanha, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido esta segunda-feira, 16 de abril, por Felipe VI e Letizia para um jantar de gala que decorreu no Palácio Real de Madrid. Os reis de Espanha deram as boas-vindas ao Presidente da República de Portugal no Salão do Trono, onde personalidades espanholas e portuguesas tiveram a oportunidade de cumprimentar os monarcas e Marcelo Rebelo de Sousa. Entre os convidados estava também presente Mariano Rajoy, presidente do governo espanhol.

Durante o discurso, Felipe VI fez questão salientar a boa relação que existe entre os dois países. "Seja muito bem-vindo a Espanha sr. Presidente. Eu e a rainha esperamos que se sinta como se estivesse em vossa casa", começou por referir, recordando de seguida a distinção que recebeu durante a visita de Estado que fez a Portugal em 2016: "Quero agradecer-lhe sinceramente pela sua generosidade em conceder-me o Grande Colar da Ordem da Liberdade, uma distinção que reconhece a defesa da liberdade, democracia e direitos humanos. Recebo essa honra com orgulho e ciente de que é um reconhecimento para a Espanha e todos os espanhóis que, durante décadas, fizeram seus os valores distinguidos por esta condecoração". Para terminar o discurso, o monarca voltou a dar as boas-vindas a Marcelo, desta vez em português.

De recordar que esta é a primeira vez, desde 2006, que um presidente português visita o país vizinho. Na altura, Juan Carlos de Espanha ainda estava em funções e o Presidente da República Portuguesa era Aníbal Cavaco Silva. Entretanto, a visita de Marcelo Rebelo de Sousa prossegue esta terça-feira, 17 de abril, com uma visita ao Museu Rainha Sofia, em Madrid.